terça-feira, 25 de setembro de 2012

Um dia na Amazonia




Um belo dia Lucas estava observando o tempo e percebeu que o tempo estava ótimo para voar com o seu amigo Bimbo.
 Bimbo concordou com Lucas mais Bimbo estava com vontade de fazer uma viajem com mais aventuras , adrenalina .
Lucas e Bimbo estavam decididos a ir mais longe que poderem de avião.
Então lá foram eles para a sua aventura, esses dois subirão tão alto mais tão alto que eles poderão ver o planeta terra inteiro. Lucas ficou tão eslongiado com a cor do planeta que era azul mais o garotinho ficou um pouco intrigado porque no meio daquela bola azul tinha uma grande bola azul em seu meio. Então Bimbo teve que explicar que aquela mancha era floresta Amazônia, floresta tropical do mundo. E a maior parte dela fica no Brasil. Lucas ficou tão feliz com aquela floresta que pediu para Bimbo chegar mais perto, Lucas viu um rio cortando aquela floresta, parecia uma cobra gigante, então sugeriu que Bimbo chegasse mais perto ainda. Mais Bimbo percebeu que o combustível estava acabando e que precisavam pousa. Lucas logo concordou pois estava com uma fome do tamanho da floresta. Os dois companheiros pousaram em uma aldeia do Grupo Indigena Tucuna. Lucas logo foi se enturmando com um garoto de sua idade, que se chamava Cauã. Lucas foi dizendo que estava com muita fome. Cauã por sua vez foi lhe mostrar algumas comidas típicas da região. No café da manha os índios tomam bolo de macaxeira, essa tal macaxeira faz vários tipos de pratos e ela também é conhecida como mandioca ou aipim, tinha geléia de camu – camu, suco de capuaçu, suco de cajá , e outros pratos ...
Depois de comerem tanta coisa gostosa o novo amigo de Lucas resolveu mostrar um pouco da floresta e começou falando dos pássaros , lá os novos vizitantes de cauã poderem ver algumas  espécies de ave do tipo como : Tangará, galo –da- serra , Arara , Socó Boi , Gavião Real , esse gavião erro a o pássaro mais assustador daquele lugar. Em fim todas espécies são lindas ,pena que eles virão so algumas , porque so na Amazônia existem mais de 191 especies de aves.
Lucas e Binbo aprenderam também o nome de algumas espécies de aves, por exemplo, Jatobá, Urucum , e outras.
Depois dessa turminha andar tanto no sol deu uma sede em todos, mais não tem nenhum rio aqui por perto o que eles irão fazer? Cauã com o seu conhecimento sobre a floresta lhes disse que tinha uma arvore chamada cipó- d’água , é só cortar a ponta do cipó e esperar a água cair.
Cansados Lucas e Bimbo viram um tronco caído e convidaram cauã a se sentar-se com eles. Só que eles nem imaginavam que aquele “tronco’’, era uma sucuri enorme, ela estava descansado porque tinha acabo de comer um bezerro.
Lucas e Bimbo ficaram com medo, quando elas estão cheias não há perigo.
12:14 – Na hora do almoço, o piloto do avião sentiu muitas picadas de insetos ,e perguntou para Cauã qual era o segredos para que os mosquitos não os picasse. Cauã por sua vez resolveu lhe dar uma tinta vermelha que se chama urucum, esse liquido é extraído das sementes do urucum e serve para afastar insetos.
Logo foram para a aldeia, ao chegar lá já chegaram perguntando o que tinha para comer, mais ainda não tinha nada pronto. Enquanto esperavam cauã avistou uma tartaruga em que andava quando era criança. Bom o almoço já ficou pronto!
Após o almoço Lucas queria tirar uma soneca, mais o seu guia não autorizou eles, pois tinham que conhecer mais sobre a Amazônia. Pois então, foram conhecer o rio negro, rio Xingu, Madeiras, Trombetas e etc... Então lá vão eles remando.
Ao andar no meio do rio encontraram varias coisas flutuando em cima, pro exemplo eles viram um sapo em cima da maior flor do mundo, conhecida como Vitoria- Régia. Cauã avistou um monte de peixes de todas a espécies tais como : Piranha vermelha, Pirarucu , Tambaqui , Pirarara ,Curimbatá...
Mais Lucas viu uma arvore caída na margem do rio e perguntou para o Índio o que era, Cauã começou a chorar, pois ali estavam entrando na parte que os humanos desmataram , era tudo muito triste. No meio daquele silencio começaram a ouvir trovoadas, então tiveram de ir di volta a aldeia.
Ao chegar na aldeia eles comeram um Pato no Tucupi . Após a janta foram passear mais um pouco antes que Lucas e Bimbo fossem embora, eles foram ver jacarés. A noite os olhos deles brilham por estar no escuro. Esse foi o ultimo passeio dos visitantes de Cauã, ao voltarem para a tenda conversaram sobre varias coisas , depois foram dormir em redes. Lucas fez uma oração antes de dormir. Nesta oração pediu para que nenhum humano destrua a natureza, agradeceu também pelo dia maravilhoso que teve. Assim todos se silenciaram para dormir, menos Bimbo que começou a roncar sem parar. E os outros índios ficaram pasmados, mais depois pegaram no sono também.
 FIM !                                                            

Um comentário:

  1. Queridos alunos, com certeza o livro que vocês leram ampliou o conhecimento acerca da Amazônia. Leiam sempre e mais! Beijos

    ResponderExcluir