sábado, 22 de setembro de 2012


Resumo S. Bernardo
Paulo Honório , o personagem principal , começa a história comentando um pouco de sua vida mas , relata pouco de sua infância , pois é um período que ele não gosta de relembrar . as únicas coisas que ele conta dela são a morte de seus pais e a dona Margarida , uma senhora que vendia doces e que ele cuida como uma nova mãe .
Ele era um trabalhador rural . Mas se cansou desta vida e , depois de completar 18 anos , comprou um pedaço de terras de um senhor , Padilha. O nome do lugar era São Bernardo.
Quando este morreu , Paulo se tornou amigo de seu filho , Luís Padilha , que adorava jogar e , por isso , vivia pedindo dinheiro a Paulo e dando como garantia , as terras que herdou de seu pai .
De tanto perder , Luís passou todas as terras de São Bernardo para o nome de Paulo Honório .
Paulo agora era dono de São Bernardo .Ele vivia  sempre trabalhando e viajando . entre essas , ele fez amizade com um velho de nome Mendonça . ele então levou para morar e trabalhar com ele na fazenda .
Agora tendo ajuda para os afazeres da fazenda , ele começou a crescer financeiramente , e com isso , ele foi ficando mais conhecido e respeitado por todo estado de Alagoas .
Com o dinheiro que ele conseguiu , ele construiu uma estrada , uma escola e uma igreja . E ele chamou Luís para ser professor da escola e o padre Silvestre , seu amigo , para fazer as missas na igrejinha .
Quando ele viu tudo o que conquistara , lhe veio a cabeça a ideia de se casar e ter um herdeiro para continuar cuidando da fazenda depois que ele morresse .
Então , numa noite , ele saiu e foi para a cassa do juiz local , Dr. Magalhães , com uma desculpa de que ele tinha um processo em suas mãos , mas na verdade , ele estava é interessado em sua filha , a senhorita Marcela .
Quando chagou lá, Paulo viu muitas pessoas . Mas uma em especial lhe chamou a atenção . A bela Marcela , que tinha longos cabelos loiros . desta depois , Paulo ainda conheceu a tia , a Dona Rosa , no camiho de volta .
 Depois deste dia , os dois decidiram se conhecer e Paulo passou a frequentar a casa das duas . Até que um dia ele pediu a mão de Madalena em casamento .
Paulo a levou para a fazenda e lá , o padre Silvestre os casou na igraja que Paulo construiu . Madalena passou a morar com Paulo na fazenda a partir de então .
Um tempo depois , Madalena ficou grávida de Enzo , o filho do casal . Eles completaram dói anos de casados , e daí por diante , Paulo passou a sentir muito ciúmes da esposa .
Ele desconfiava de todos os seus amigos , inclusive do padre Silvestre . Ele observava o filho e achava que o menino não era nem um pouco parecido com ele . Ele vivia questionando a mulher .
Essa situação foi ficando cada vez mais grave . De noite ele ouvia passos e assovios . Não dormia a semanas . Nem ele nem Madalena . Ela não se comprometia nem nas conversas . Apenas dizia que , caso morresse de repente , que levassem os seus bens a sua tia , a Dona Rosa.
A principal suspeita de Paulo era o seu Mendonça . Então um dia , ele foi assassinato misteriosamente . Com suspeita de que Paulo teria feito aquilo , e achando que seria a próxima , Madalena cedeu a pressão e se matou .
Eles a enterraram . Paulo mudou de quarto na fazenda , para não enlouquecer com a esposa . Dona Glória  também se foi anos mais tarde . Um tempo depois , aconteceu uma revolução no nordeste . Luís Padilha  e padre Silvestre se uniram as tropas revolucionárias . Então Paulo , que era um homem acabado , que perdeu todos os seus bens , todos os seus amigos e até sua amada , tomou uma decisão . Continuou morando na fazenda com seu filho , e decidiu escrever um livro relatando tudo o que aconteceu em sua vida .


Um comentário:

  1. e um livro muito interessante segundo o resumo apresentado com alguns erros de português mais muito bem apresentado.
    Carlos Alberto N°4

    ResponderExcluir