GRUPO: OS ESTUDANTES
Natan Faria, Gustavo Duarte, Vinicius Assis, Mateus Fernandes, Adilson Barisão, Caio Vinicius, Gean Gabriel, 8ºB
Os Bandeirantes
Este livro foi escrito por Mustafá Yazabek narra a historia de cidadões brasileiros e portugueses
que saíram pelo sertões a procura de ouro e índios na selvas brasileiras
Pedro Bicudo era um dos participantes,mas não ocupava nenhuma carga de valor.Era apenas um aventureiro com grandes ambições de ficar com o ouro que desejava encontrar Fernão Lobo Leme era médico barbeiro e também muito ambicioso.
Embora Pedro Bicudo não tivesse participado de nenhuma expedição estava muito entusiasmado e muitos planos que fazia com a riqueza que iria encontrar. O que aborrecia era deitar em São Paulo, sua jovem e bonita esposa Susana e ficaria a esperá-lo.
Ele temia que ela o traísse com outro e tivesse filho, pois diziam que os bandeirantes voltasse velhos e doentes e se voltassem ainda.
Talvez fossem ate mortos pelos índios selvagem, bicudo era analfabeto e nunca leu um livro. Fernão Lobo Leme era um homem alto compulante e autoritário de barba grisalia, ele tinha muitas fazendas, gados, plantações de milho, cana-de-açúcar, uvas e frutas.
Passava tempo em suas propriedades e mal tinha tempo de ir a São Paulo. Faltava índios para o trabalho da lavoura e os holandeses que viriam ao Brasil e impediria a vinda de índios negros o trabalho da lavoura.
Para comprar os negros que vinham da África era muitos como (cinco mil reais ). Era mais fácil caçar índios que vinham a solta pelo sertões.
Conta-se que ele invadiu um colégio de jesuítas em São Paulo e roubou os índios para o trabalho da lavoura. Foi ate excomungado, proibido de entrar nas igrejas, mas ele rasgou a declaração dos religiosos e poucos impostou.
Entre os rios e Paranapanema e Iguaçu havia colônias de índios (em terras espanholas) e era proibido pelo tratado de Tordesilhas invadiu essas terras e roubaram índios que estavam sendo catequizados, mas era esse o projeto dos bandeirantes.
Os índios desses lugares eram ingênuos, não usavam armas e era fácil capturá-los, colocando argola de ferro no seu pescoço e puxando-os como animais.
Sebastião Pires conversando com Fernão Leme sobre esta captura, ficava alvoroçado e
sentia-se orgulho por participar dessa aventura.
Mais de mil homens fariam porte dessa bandeira, a população de São Paulo não possuía nem este numero de habitantes.
Era o ano de 1629. Pedro Bicudo tão emocionado que estava, sonhou que índios pintados avançaram sobre ele e ele roubava e caia de matas feitas por outros bandeirantes.
Havia muitas brigas e discórdias entre eles também houve uma grande epidemia que os fazia estremecer de frio e febre.
Ate a comida já lhes faltava e pensavam em matar animais para comer. Bicudo quase vomitou ao saber disso.
Os indios que faziam parte da viajem plantavam sementes para garantir o sustento e aos poucos a situação foi melhorando.
Mais quando menos se esperava vem noticia de que avia por ali perto um acampamento de pessoas inclusive padre.
Lobo Leme se reuniu aos homens e pensou ataca-los era índios catequizados por escanhoes.
Lobo Leme tinha 400 homens para o ataque dos índios Bicudo temia de medo e fez ate um capacete de madeira para se proteger.
Viu-se que naquela aldeia de índios que o Padre Moutoya era a autoridade principal. O bando de bandeirantes atacou e matou muitos índios e Padre rogou para que cessassem aquela matança, ajoelhando-se após aos pés do Lobo Leme mais ele não entendeu a língua do Padre que era Espanhol. Conseguiram capturar os índios e dali partiram para São Paulo de Piratininga, capitama de São Vicente.
Comemoravam a vitoria tomando vinho e era provável que outras missões da região estivesse organizando a resistência armada para enfrenta-los.
QUERIDOS ALUNOS, TENHO PLENA CERTEZA QUE AO LER O LIVRO VOCÊS REFLETIRAM SOBRE A QUESTÃO INDÍGENA BRASILEIRA. LEIAM SEMPRE E MAIS! BEIJOS
ResponderExcluir