segunda-feira, 24 de setembro de 2012


                     AI DE TI,TIETÊ!!!


Nomes:Jaqueline,Caroline,Leonardo,Rafael,João Vitor,Flávio,Luis Felipe
Números: 18,05,22,31,36,08,27,

     Durante uma aula normal de português,meu amigo MÁRIO DE ANDRADE,estava recitando um poema sobre o rio Tietê.Os versos que mais gostei foram:
       POR QUÊ OS HOMENS NÃO ME ESCUTAM?POR QUÊ OS GOVERNADORES NÃO ME ESCUTAM?POR QUE NÃO ME ESCUTAM?
     No ano de 2004 é o ano em que estávamos.Nossa cidade de SÃO PAULO,completou 450 anos.por isso minha escola,resolveu fazer uma comemoração.Nesse primeiro bimestre,os estudos seriam todos sobre nossa capital.
     O bom disso tudo,era que em vez de fazemos ás lição normalmente,todos os professores estavam passando sobre os acontecimentos que marcaram á historia da capital mais conhecida do Brasil.
     Cada série era dividida em grupos, que pesquisaria um assunto diferente.Cristina Tanaka,á menina de quem eu gostava,ficou com á influencia dos imigrantes italianos em nossa cultura.
     Meu grupo ficou de apresentar,o trabalho sobre o Tietê, e das viagens fluviais que os desbravadores faziam a partir do litoral. 
     Nem vi o tempo passar.Antes de entregar o trabalho eu e meu grupo, fomos até uma vista da PINOTECA DO ESTADO.Fomos acompanhados de algumas das professoras.
     No museu, entre varias outras obras estava exposta,a famosa,pintura A PARTIDA DA MONÇÃO,que eu só conhecia por fotos,e reproduções sobre as expedições,que desciam e subiam o RIO TIETÊ,que eram feitas em canoas.Era uma tela enorme,que me chamou muita atenção,pois tinha tudo haver com nosso trabalho.O pintor ALMEIDA JUNIOR,tentou fazer canoas descendo o rio com canoas,após serem benzidas e abençoadas,por um sacerdote.
     Pra mim parece inacreditável,que antigamente ás margens do TIETÊ eram cobertas de floresta.Hoje lá só tem rodovias,barrancos e prédios altos.
     E ao fim do passeio,eu e meu grupo fomos até as margens do TIETÊ,onde conhecemos o senhor BELLINI,um velho morador dali,quase centenário.Ele se empolgou ao contar,ás histórias que conhecia  e as que também participou.
    Ele disse que em sua época da juventude,fazia campeonatos de remo,natação.chamava os amigos,para fazer piqueniques e até mesmo namorar.Der repente sua expreção de riso sumiu do nada.Pergunto o que houve,ele começa á desabafar dizendo,que o rio não era essa tristeza de hoje ,malcheiroso,pois agora passou a servir de esgoto industrial e urbano ,os governadores prometem mais não cumprem,não é porque tenha o que ele e um senhor,que é contra á evolução pelo contrario,ele quer que tenham o que ele não teve.
      Foi um dia excelente,mais sempre que tentava me aproximar ele se afastava.
       Meu volta,perguntei á Mário,por que ás meninas sempre ficam rindo e cochichando em um canto,não adiantou nada pois ele também não sabia!.
        Meu pai sempre me dizia,que enquanto eu tivesse 14 anos tenha muito o que aprender,sobre ás meninas.
        Durante á noite,dei mais uma olhada no trabalho,só faltava colocar o título,que sobrará para mim,por ser o relator do grupo.Nós tínhamos feito uma linha do tempo ,sobre á historia do rio Tietê,desde  a época as “monções”,até os dias de hoje.
        Não foi fácil,no início da pesquisa,tivemos uma discutição.Já para decidir o que significava “Tietê”,em tupi-guarani.havia muitas versões,umas até ridículas,enfim escolhemos á que achamos mais bonita”RIO VEDADEIRO”.
         Enquanto pesava em tudo isso,minha mãe entrou no quarto,dizendo que havia alguém no telefone querendo falar comigo,quem poderia ser ás 22h?Corri até o telefone.
         Perguntei quem era,e para minha surpresa era a CRISTINA,ela pediu desculpas por estar me ligando a essa hora,eu claro que a perdoei.Ela queria que meu pai desse uma entrevista a ela,pois uma vez falei na aula que meu pai era italiano,fiquei chocado que ela tenha prestado atenção,disse sim,ela me mandou um beijo e eu outro.
         Com tanta empolgação,que até me esqueci de perguntar como ela conseguiu meu número.
        Fui dormir preocupado,pois disse sim a CRISTINA,sem antes falar com meu pai.Mais também dormi feliz só de pensar em CRISTINA andando pela minha casa.
        No dia seguinte durante á apresentação,fiquei meio nervoso,pois vi que Cristina,estava na fileira da frente da paltéia.
        Tudo correu bem,e terminei minha apresentação com o titulo do trabalho “AI DE TI,TIETE”.
OPINIÕES
Jaqyueline:eu achei esse livro interessante,poisfala um pouco da historia de nosssa capital.
Leonardo:eu gostei de ler esse livro poisfala da realidade
Rafael:eu achei também esse livro interessante,pois fala de como o TIETÊ está sendo poluído.
João Vitor:eu recomendo á leitura desse livro,para quem gosta de conhecer á nossa historia.
Luis Felipe:eu não gostei desse livro pois acho muito intediante.
Caroline:esse livro é muito intediante,pois não transmite muita alegria.
Flavio:esse livro nos transmite conhecimento.

4 comentários:

  1. Gostei muito do trabalho que vocês publicaram, além da apresentação na sala. Amei!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Adoreii... também gostei bastante da apresentação de vocês!!!

    by: Laura s2

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ter alguns erros de Ortografias,gostei e recomendo para as pessoas que gostem de ampliar os conhecimentos, e aprender mais sobre o Rio Tiete.
    By: Daniela Zulato N°6

    ResponderExcluir
  4. bom eu achei o texto de vocês muito bom eu adorei de vocês ter falado do rio tiete
    By: Valeria,Rafaela e Evilen 8*ano c

    ResponderExcluir