quarta-feira, 19 de setembro de 2012

8 ANO A , Luis Alexandre , Vanessa , Ana Júlia , Paulo Henrique , Marcos Vinícius Gozzi , Bruno OS DEVASSOS; livro São Bernardo , de Graciliano Ramos.



Paulo Honório não comentava muito de sua infância . Não gostava de falar dela . Até porque ele trabalhou em lavoura até os 18 anos . A única coisa boa de sua infância para ele era a dona margarida , que vendia doces e que ele agora sustentava .
Depois de um tempo , se cansou de sua antiga vida , decidiu voltar a sua terra natal , Alagoas , comprando terras em São Bernardo. 
O dono das terras era seu Padilha . Quando este morreu , Paulo fez amizade com seu filho , Luís . Ele vivia a emprestar dinheiro para Luís, tendo como garantia as terras de São Bernardo . Até o dia em que tomou posse de tudo .
Paulo , agora dono de São Bernardo , vivia  sempre trabalhando e viajando . Em uma dessas viagens , ele encontrou o velho Mendonça em Maceió , e o levou para a fazenda .
Com o tempo , tudo começou a dar certo para Paulo . Desse modo , ele foi ficando mais conhecido e respeitado na região . Mas algumas pessoas temiam isso.
Com o dinheiro , ele construiu uma escola , uma estrada e uma igreja . Recebeu até uma visita do governador . E depois chamou Luís Padilha  para ser professor na escola .
Vendo tudo o que possuía , começou a pensar em se casar , pois queria um herdeiro para  a fazenda.
Numa noite , ele foi visitar a casa do juiz Magalhães , dando a desculpa que tinha um processo em suas mãos , mas na verdade é que ele estava afim é de sua filha , Srta Marcela . Ao chegar  na cãs do juiz , ele conheceu muitas pessoas , entre essas , a linda Madalena , uma mulher que o encantou e que no caminho de volta a fazenda , conheceu a tia .
A partir daí , ele passou a frequentar a casa delas até que um dia pediu a mão de Madalena em casamento .
O padre Silvestre foi quem casou os dois e Paulo levou Madalena para morar na fazenda .
Tempos mais  tarde , Madalena teve um menino .  Os dois completaram 2 anos de casados . Daí por diante , Paulo começou a sentir muito ciúmes da sua esposa .
Ele tinha uma certa desconfiança de todos os seus amigos . Observava o filho que não era nem um pouquinho parecido com ele . Ele vivia questionando a mulher para ver se ela era realmente fiel a ele . se fosse , ele a faria a mulher mais feliz do mundo.
Essa situação foi cada vez mais se agravando . Paulo chegou a desconfiar até do padre .  Ele já estava começando a ficar louco.
A noite , ele ouvia passos e assovios , que acreditava serem sinais da traição.Ele não dormia . Madalena , nas conversas tentava ser o mais discreta o possível . Ela só dizia que caso morresse de repente queria que dessem seus vestidos  à família do mestre Caetano e a Rosa ; e os seus livros ao seu Ribeiro Luís Padilha e Gondim . Até o dia em que ela se suicidou .
A enterraram . Paulo mudou de quarto . D.Glória e Seu Ribeiro também se foram . Lá , mais tarde , ouve uma revolução . Padilha e padre Silvestre se uniram as tropas revolucionárias . O outro ano também foi terrível . Tudo andava mal , mas Paulo parecia não se incomodar . Era um homem estável . Viúvo a mais de dois anos . Um homem acabado , sem amor , sem dinheiro , sem nada que resolve escrever um livro sobre a sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário